Fundação da Juventude inaugura espaço de Formação Profissional no Porto

Data: Março 06, 2017

[Image: Fundação da Juventude inaugura espaço de Formação Profissional no Porto]

Com dois centros de formação a funcionarem no Porto e em Lisboa, a Fundação da Juventude renova este ano a sua aposta na Formação Profissional. O primeiro centro de formação do Porto foi criado em 2007, ainda na antiga sede da Fundação, na Casa da Companhia, na Rua do Ferraz, tendo sido deslocalizado em 2016 para a Rua Joaquim António de Aguiar nº 168, onde são hoje inauguradas as novas instalações. Com uma área total de 1400m2, o renovado espaço de formação disponibiliza uma série de equipamentos destinados à Formação Profissional de jovens com o 3º ciclo do Ensino Básico ou equivalente e idade inferior a 25 anos.

Enquanto entidade formadora acreditada pela Direção Geral de Emprego e Relações do Trabalho e protocolada do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Fundação da Juventude tem vindo nos últimos anos a promover Cursos do Sistema de Aprendizagem que privilegiam a inserção de jovens no mercado de trabalho, permitindo-lhes prosseguir os estudos, ao mesmo tempo que adquirirem certificação profissional. Trata-se de uma formação que não só alia a componente prática à teórica, como também apresenta uma estrutura curricular organizada, em função de importantes componentes de formação como seja a sociocultural, científica, técnica ou em contexto de trabalho.

Além da Formação Profissional, o Centro de Aquisição de Competências Vasco Faria possui Formações Modelares Certificadas – UFCD’s que são unidades de formação, de curta duração, que permitem adquirir e desenvolver conhecimentos e competências, em alguns domínios de âmbito geral ou específico, melhorando o desempenho profissional, a ativos empregados ou desempregados.

Segundo Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «a Formação Profissional é uma forma de promover a inserção dos jovens na vida ativa e profissional, em especial de todos aqueles que provêm de meios socioeconómicos mais vulneráveis. Com uma taxa de empregabilidade superior a 75% na maioria das áreas e de 90% nas áreas ligadas à hotelaria (restaurante, bar, cozinha e pastelaria), os jovens acabam por encontrar na Fundação da Juventude e na Formação Profissional uma janela de oportunidade para um projeto de vida».

Para Porto e Lisboa está prevista a abertura de novos cursos, os quais, à luz de estudos de mercado, têm revelado possuir um elevado potencial de empregabilidade como sejam os cursos de técnico de restaurante e bar, técnico de cozinha e pastelaria, técnico de multimédia, técnico comercial e técnica de estética e cosmetologia.

«Ao longo dos mais de 25 anos de experiência nas diversas modalidades formativas, a Fundação da Juventude tem procurado fazer corresponder o interesse dos jovens às necessidades do mercado e de novos profissionais, bem formados e qualificados. Desde 2009 já foram mais de 1.300 os jovens formados por via do Sistema de Aprendizagem (com taxas de empregabilidade superiores a 75%) e cerca de 2000 os que recorreram às Formações Modelares Certificadas», acrescenta Ricardo Carvalho.

Com a presença de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto e Miguel Cabrita, Secretário de Estado do Emprego foi hoje inaugurado o Centro de Aquisição de Competências Vasco Faria que não só presta serviços de Formação profissional como também de reconhecimento, validação e certificação de competências, apoio ao emprego e às atividades escolares e orientação escolar e profissional.

Outras notícias

[Image: 25º PEJENE]

25º PEJENE

Está lançada a 25ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, promovido pela Fundação da Juventude.

Março 15, 2017

[Image: Concurso de ideias JOVEM EMPREENDE @ PORTO]

Concurso de ideias JOVEM EMPREENDE @ PORTO

O Concurso de Ideias JOVEM EMPREENDE @ PORTO visa promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores, na cidade do Porto.

Março 15, 2017

[Image: Concurso Artes e Talentos 2017]

Concurso Artes e Talentos 2017

A Fundação da Juventude anuncia a Open Call da 3ª Edição do Concurso Artes & Talentos, iniciativa que premeia projetos expositivos para o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos.

Março 15, 2017

[Image: 1º Concurso Jovens Empreendedores]

1º Concurso Jovens Empreendedores

A Fundação da Juventude promove a 1ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, iniciativa que visa promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores.

Março 15, 2017

[Image: Fundação da Juventude e Câmara Municipal do Porto apostam na formação para o empreendedorismo]

Fundação da Juventude e Câmara Municipal do Porto apostam na formação para o empreendedorismo

EMPREENDE JOVEM constitui uma estratégia de formação e educação para o empreendedorismo, a partir do qual a Fundação da Juventude e a Câmara Municipal do Porto se juntam...

Março 06, 2017

[Image: Fundação da Juventude reabre Ninho de Empresas no Porto]

Fundação da Juventude reabre Ninho de Empresas no Porto

A Fundação da Juventude informa que o Ninho de Empresas Porto – StartUp Juventude, já está aberto...

Março 06, 2017

[Image: StartUP Juventude arranca...]

StartUP Juventude arranca...

StartUP Juventude arranca com dois espaços de co-working e incubação de empresas

Março 06, 2017

[Image: Artigo de opinião de Ricardo Carvalho]

Artigo de opinião de Ricardo Carvalho

Presidente Executivo da Fundação da Juventude , publicado na Vida Económica.

Março 06, 2017

[Image: Contact]

Precisa de ajuda?

Palácio das Artes | Largo de S. Domingos, 19 | 4050-545 Porto

Tel.: (+351) 223 393 530 | Fax: (+351) 223 393 544

info@empreendejovem.pt